Departamento pessoal: Documentos necessários para contratar um funcionário

A maioria das empresas possui em sua rotina de Departamento Pessoal um processo estabelecido para admissão e demissão dos funcionários. Em geral, trata-se de um processo simples, entretanto, se não for feito da forma correta, pode acarretar uma série de problemas à empresa.

Neste artigo, iremos fazer um checklist de documentos e informações necessárias na hora de contratar um funcionário, evitando assim riscos e penalidades.

Primeiramente, após selecionar o profissional, a empresa deverá encaminhá-lo para realizar o exame de saúde ocupacional. Este procedimento é realizado junto à clínica de segurança do trabalho para detectar se o funcionário está apto ou não para o trabalho.

Feito o exame, o funcionário deverá voltar a empresa e entregar junto ao Departamento Pessoal, o resultado do exame, bem como toda a documentação que relacionamos abaixo:

  • Cópia dos documentos de identificação (RG, CPF, título de eleitor e PIS)
  • Cópia do comprovante de endereço (em nome próprio ou de terceiros, desde que justificado o motivo)
  • Carteira de trabalho
  • Cópia do certificado de reservista (no caso dos homens)
  • Comprovante de escolaridade
  • Cópia da certidão de nascimento
  • Cópia da certidão de nascimento dos filhos com número do CPF (se houver)
  • Carteira de vacinação dos filhos menores de 14 anos (se houver)
  • Duas fotos 3×4

Assim, com toda documentação mencionada acima, a empresa deverá encaminhar a contabilidade,  junto com à ficha cadastral do funcionário preenchida e o atestado médico.

Após a admissão, o responsável pelo Departamento Pessoal da empresa deverá preencher o livro de registro com as informações da admissão e colar a foto. Não se esqueça: é de extrema importância que os funcionários assinem o livro de registro na entrada e saída da empresa!

Toda a documentação do funcionário deverá ser arquivado pela Departamento Pessoal da empresa, desde os documentos de admissão até recibo de férias, notificações, advertências e demais documentos que surgirem durante todo o período em que o funcionário estiver na empresa.

Colocamos no link abaixo, uma ficha de cadastro como modelo e a relação dos documentos necessários.

Se você possui alguma dúvida em relação ao Departamento Pessoal, entre em contato com a gente!

Publicado por Richard

Diretor Executivo da Legalize Group. Formato em Ciências Contábeis e especialista em Planejamento Tributário e Gestão de Pessoas. Entusiasta em inovação, está sempre em busca de novos conhecimentos!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Conheça todos os nossos serviços.

Solicite a visita dos nossos consultores!

Solicitar

Quer receber nossos artigos,
e-books e outras novidades?